Living Coral é a cor do ano Pantone 2019!


Postado em 2018-12-12 09:33:56



A cor do ano Pantone 2019 chegou com tudo, trazendo novas tendências no design e novas ideias para quem trabalha na área. Vamos saber mais sobre suas aplicações?

A cor do ano Pantone 2019 tem grande importância no mundo do design. E quando dizemos mundo, queremos dizer todo o ecossistema: o design gráfico, a arquitetura, o design de interiores, de móveis e tudo o mais que envolve a criação e o uso de cores.

 

O momento é sempre muito aguardado, e a revelação causa alvoroço na comunidade que trabalha na área. A cor do ano Pantone 2019 não decepcionou esse ano, como nunca decepciona: trazendo influências como a interação humana, a proximidade, calor e o fundo do mar, Living Coral é uma verdadeira explosão de sentidos e significados.

 

Neste artigo vamos explorar um pouco mais a cor do ano Pantone 2019, trazendo suas principais influências, o que ela representa no mundo da decoração e como montar paletas usando a Living Coral como ponto focal.

 

Ah, e não poderíamos deixar de falar das cores do ano 2019 de outras marcas referência, como a Coral e a Suvinil. Elas estão bem próximas no tom, mas a surpresa é que elas se desviaram bastante, pelo menos à uma primeira vista, do que a Pantone está oferecendo.

 

Podemos começar?

 

 

Living Coral é a Cor do Ano Pantone 2019

 

Existe algo que nos chama mais a atenção do que, embaixo da frieza e dos mistérios do mar, uma verdadeira floresta de vida em tons belíssimos e cheios de algria? Essa é a aposta da cor do ano Pantone 2019: pegar a beleza estridente dos corais vivos e levá-la para o nosso cotidiano.

Casa Vogue

 

Living Coral é uma expressão vibrante e suave ao mesmo tempo. Pense por um momento: você não pintaria uma parede inteira da sua sala de rosa choque, pintaria? Muito menos de alaranjado vibrante demais, isso carregaria seu ambiente e poderia contribuir para deixá-lo não muito bonito.

 

Mas a característica da cor do ano Pantone 2019 - e também dos anos anteriores - é ter presença, transmitir significado e, ao mesmo tempo, não carregar demais na carga de informações. E nisso a Living Coral faz um belíssimo trabalho.

 

 

É tempo de viver. É tempo de experimentar

 

Living Coral é a beleza junto com a intimidade. Um tom cálido, próximo, voltado para a possibilidade de experimentar mais a vida, conectar-se com pessoas, estilos e também, é claro, a decoração e a arquitetura.

Casa Vogue

 

Living Coral como cor do ano Pantone 2019 é perfeita para o momento em que vivemos. Ao mesmo tempo em que passamos por um renascimento cultural progressista, estamos ficando cada vez mais distantes das experiências reais do dia a dia por conta das redes sociais que só se expandem e dominam nossas vidas. O que nós ansiamos é por um contato mais humano, mais acalentador e espirituoso.

 

É isso que Living Coral busca. Uma quebra nas nossas rotinas que vão se tornando cada vez mais impessoais, distantes e individuais. O poder de uma cor é capaz de nos mostrar as alegrias da vida, das experiências e do contato humano? O poder das cores é capaz de nos mostrar tudo o que você imaginar, só precisamos achar o tom certo.

 

E é por isso que esperamos tão ansiosamente pela cor do ano Panto 2019. Living Coral não nos decepcionou, pelo contrário: nos surpreendeu.

 

 

Como combinar a Living Coral com outras paletas?

 

A cor do ano Pantene 2019 vai com praticamente qualquer outro tom um pouco mais claro. Minimalismos aside - mesmo não tão aside assim, já que a cor pode combinar também com decorações predominantemente monocromáticas, mas com mais sutileza -, o melhor é buscar outros tons um pouco mais vibrantes, mas fazer a distribuição de forma a não sobrecarregar demais o ambiente.

 

A própria Pantone elaborou cinco paletas muito interessantes para combinar. Vamos ver?

 

 

Focal point 

 

A primeira paleta para a cor do ano Pantone 2019 expressa exatamente o que seu nome diz: um ponto focal, que chama a atenção imediatamente para os elementos mais claros.

Perfeita para combinar com personalidades mais neutras, a Focal Point também é ideal para quem quer transmitir a essência da Living Coral logo de uma vez!

 

 

Shimmering Sunset

 

E aquele por do sol californiano que sutilmente transita entre o amarelo, âmbar, rosa e o coral? Ele está bem presente na paleta Shimmering Sunset.

A mistura dessas cores causa a sensação do sol se pondo na beira da praia, aquele tipo de espetáculo que você simplesmente precisa parar para olhar. Imagina um efeito desses dentro de casa?

 

 

Sympatico

 

A simpatia está nos tons de pele vistos ao redor do mundo. O trabalho da paleta Sympatico é o reconhecimento através da menor unidade possível: cores.

Trippy

 

Resgatando visuais quase alucinogénicos em sua psicodelia, a paleta trippy busca a alegria das cores vibrantes e quase dissonantes entre si. O resultado é divertido, alegre e cheio de vitalidade.

Under the Sea

 

E é claro que não poderia faltar a paleta que mais combina com a Living Coral: No Fundo do Mar!

 

Trazendo elementos marinhos para a cor do ano Pantone 2019 - que por si só é absolutamente marinha na sua concepção. O resultado não poderia ter ficado melhor.

A cor do ano Pantone 2019 não está sozinha

 

Dividindo o palco de cores destaque para 2019 estão a Creme Brulée, da Coral, e a Quentão, da Suvinil.

 

A Creme Brulée tem uma tonalidade voltada para o amarelo, mas um pouco mais escura, transmitindo iluminação mas ao mesmo tempo a austeridade de tons um pouco mais apagados. O resultado? Puro luxo.

Casa Abril

 

Esse tom amarelado combina tanto com ambientes mais modernos até com os mais tradicionais, voltados para a ambientes que prezam pela madeira escura, concreto, etc.

Casacor

 

Mas a Coral não é a única a apostar em tons mais amarelados. A Suvinil elegeu a Quentão como sua cor do ano para 2019.

A Quentão, porém, é bem diferente da Creme Brulée no que diz respeito à iluminação. Essa segunda possui a característica de abrir ambientes e deixá-los realmente mais quentes, e casa muito bem com um bom esquema de iluminação natural.

 

 

Seja qual for o seu estilo, a cor do ano Pantone 2019 não deve ser ignorada. Saiba que em algum lugar ela se encaixa, e a tendência é que esse tom - tons de rosa não são vistos desde 2016, diga-se de passagem - permaneça para muito além do que imaginamos.

 

Quer saber um pouco mais sobre tendências de decoração para a sua casa? Então vamos continuar nossa conversa no próximo artigo!