Ano novo com energias renovadas é possível com o Feng Shui!


Postado em 2018-12-19 15:38:43



O que todo mundo mais quer é ano novo com energias renovadas. E para atingir esse objetivo é comum fazer de tudo na data: usar um sapato amarelo para trazer prosperidade, aquele vestido branco para trazer paz e harmonia, dentre outros recursos.

Mas será que isso funciona?

 

Bom, de acordo com o Feng Shui, sabedoria milenar do oriente, não só funciona em você como também na casa inteira. Segundo essa tradição, o ano novo com energias renovadas é possível quando há um trabalho de decoração que leva em conta as próprias energias e suas manifestações no nosso plano.

 

Nisso destacam-se cores, posicionamento de móveis, materiais específicos - como cristais, topázios, etc. - e até mesmo as linhas arquitetônicas da casa. O Feng Shui é lei pra muita gente, e quem somos nós para duvidar, não é?

 

Mas ainda há algo a mais que o Feng Shui também é para muitas pessoas: um grande mistério. Será que ele é tão difícil de aplicar assim? Nem tanto. Neste artigo mostramos o que ele realmente é, como decorar a casa com seus preceitos e, é claro, como fazer uma festa inesquecível - e energeticamente balanceada - com a sua ajuda.

 

Vamos?

 

 

O que é o Feng Shui?

 

“O Qi é disperso pelos ventos e capturado pelas águas”, escreveu o Mestre chinês Guo Pu no Zang Shu, o “Livro dos Enterros”, no século 3 d.C. Os ventos são Feng, e as águas, Shui. O Qi nada mais é do que as vibrações que cada objeto, pessoa, planta ou animal - basicamente tudo no mundo - transmite, e essas vibrações podem ser boas ou ruins.

Unsplash

 

O Feng Shui é, então, uma maneira de capturar o Qi positivo e mantê-lo em circulação constante em casa, ao mesmo tempo em que o negativo é disperso… pelos ventos.

 

Os chineses entendem que o Feng Shui é como a acupuntura para a casa, de maneira que enquanto as agulhas liberam caminhos de energia bloqueados pelo corpo, o Feng Shui trabalha liberando os caminhos da própria casa, submetendo os moradores a apenas boas vibrações.

 

A popularidade do Feng Shui no mundo ocidental iniciou-se com as grandes migrações chinesas durante o século XX, onde ele era visto em vários bairros chineses por grandes cidades. A prática se popularizou bastante desde então, e hoje ele é visto como mais uma forma de alinhar energias e viver bem em casa. Mas como funciona de fato a decoração com Feng Shui? Não tem muito mistério. Vamos ver?

 

Como decorar a casa com Feng Shui?

 

Passa o Ano Novo com energias renovadas é o que todo mundo quer, mas como manter as energias em equilíbrio durante todo o ano?

Unsplash

 

Aplicando o Feng Shui em casa! Primeiro, você precisa pensar na situação de comando. O centro de poder da casa geralmente é a sala de estar, sendo que ela vai possuir um móvel que se destaca, que é o “comandante”. O primeiro aspecto do Feng Shui revela que esse móvel não pode ficar de costas para a porta, pois você mesmo não pode ficar. O quarto já é outra história: a cama deve ter vista para a porta, mas não em um ângulo totalmente reto.

 

O Ba Gua é uma ferramenta do Feng Shui tailandês que auxilia bastante na adequação de ambientes na casa. Posicione-o na entrada de cada ambiente e você perceberá a flutuação do Qi pela casa: algumas áreas são propícias para que energias relacionadas ao trabalho passem, então se você colocar um móvel de lazer nesse local, a energia seria obstruída.

 

 

Casa Cor

 

Existem várias recomendações para o Feng Shui na sua casa, tantas que nem dá para colocá-las todas aqui. Mas vamos tentar ver algumas?

 

  • Objetos pesados acima da cama podem causar ansiedade;
     
  • O Feng Shui diz que água capta boas vibrações. Tenha água em locais estratégicos, como centros de prosperidade;
     
  • Entre a rua e a porta principal, coloque um jardim para que o Qi filtre-se e não entre por completo.
  • Sua casa deve ter os 5 elementos, Água, Terra, Fogo, Metal e Madeira em todos os ambientes. O fogo não precisa ser uma chama aberta: incenso já faz um ótimo trabalho.

 

  • Cuidado com o banheiro: a água capta o Qi e o leva embora!

 

 

Ano Novo com energias renovadas? Decore sua festa com o Feng Shui

 

Para ter um Ano Novo com energias renovadas de verdade, você só precisa aplicar os preceitos do Feng Shui para que o Qi positivo circule bem e contamine todos os presentes. Esses, por sua vez, também passam a vibrar positivamente, o que permite ainda mais permeabilização das boas energias.

Unsplash

 

Comece do básico: o dress code. Peça para que as pessoas venham vestidas predominantemente de branco. Isso não vai ser complicado de fazer, já que é réveillon, mas peça para que todas as peças de roupa sejam dessa cor. As energias de Amizade e Criatividade vão circular livres pelo ambiente.

 

Outra regra é ter água. Para um Ano Novo com energias renovadas, você precisa capturar essas energias primeiro. A água faz bem esse trabalho, mas invista em fontes ao invés de água corrente, como é o caso dos rios: você precisa que o Qi circule com os ventos, não que vá embora para longe.

 

A decoração é o último passo. Você precisa incluir todos esses 5 elementos que mencionamos para ter um ano novo com energias renovadas. Aposte no minimalismo: quanto menos detalhes, mais fácil fica para o vento - e as energias - correrem pelo ambiente.

 

 

O seu Ano Novo com energias renovadas está te esperando! E você, está esperando o que para aplicar os preceitos do Feng Shui?

 

Mas nós não podemos deixar de recomendar que você procure mais sobre o tema. Nosso blog não trata especificamente do Feng Shui, mas nós acabamos tocando em alguns pontos do conceito. No nosso artigo sobre decorar apartamento alugado, por exemplo, o foco é na mobilidade e no minimalismo.

 

E ele não é o único. Já falamos sobre a casa sustentável, que por si só tem ótimas vibrações, e também sobre os jardins verticais. Dê uma olhada nesses artigos e diz pra gente o que achou! Eles vão te ajudar muito a construir sua decoração com base no Feng Shui.

 

Até a próxima!