Quatro dicas de decoração para a casa de praia


Postado em 2019-01-03 15:02:28



A decoração para a casa de praia precisa de alguns cuidados antes de ser executada! Saiba tudo sobre eles neste artigo. Vamos?

A decoração da casa de praia não parece ser muito complicada. Você olha seu layout e, com a ajuda de decoradores, começa a montar tudo do jeito que você quer. Sem problemas, sem dificuldades e sem estresse, não é? Depende: se você não seguir alguns parâmetros básicos de decoração para a casa de praia, essa simplicidade vai toda pelo ralo.

 

Os detalhes em metal começam a enferrujar. A madeira começa a entortar, o chão dos interiores começa a ficar cheio de areia e o dos exteriores totalmente escorregadio, ainda mais perto da piscina. Nessas horas, olhando a decoração para a casa de praia, a única pergunta que fica no ar é “aonde foi que eu errei?”.

 

A resposta é só uma: nos detalhes. A decoração para a casa de praia não é tão diferente assim da decoração de qualquer outro lugar, mas alguns detalhes fazem toda a diferença. Vamos nos focar neles neste artigo, desvendando grandes segredos da sua decoração litorânea. Podemos começar?

 

 

Proteja seus móveis!

 

Uma das piores complicações na decoração da casa de praia é a maresia. Ela vem invisível e entra por todas as suas janelas, danificando a madeira, corroendo metais e facilitando a proliferação de mofo nos tecidos.

 

A própria maresia é a junção entre dois elementos que tem de sobra no litoral: água salgada e vento. Os ventos sopram sobre o mar fazendo com que gotículas de água aos milhões por metro cúbico sejam transportadas para as casas, prédios, carros e ruas da cidade onde você está. Água com madeira nunca foi um bom ingrediente. Água com metal também não. E pelo alto teor salino da maresia, a corrosão fica ainda mais rápida e o apodrecimento de materiais orgânicos, como a madeira - mais comum no MDF e nos compensados -, também é uma preocupação

 

A decoração para a casa de praia precisa levar essa questão em consideração. Seus móveis precisam estar protegidos a todo custo! Veja só algumas dicas que vão te ajudar a se proteger da maresia:

 

  • Laca em madeira: a laca é como um verniz, mas que possui diferenças em níveis de brilho e na cor. Além disso, enquanto o verniz normalmente é aplicado em apenas uma camada, a laca é aplicada em dezenas. Essa resina natural protege a madeira dos efeitos da maresia e torna sua decoração para a casa de praia ainda mais linda.

 

  • Alumínio: o alumínio sofre bem menos com os efeitos da corrosão, mas ainda assim o ideal é evitar qualquer tipo de metal. Para portas, dobradiças, calhas e janelas, o uso desse material é o mais recomendado.

 

  • Cubra tudo contra o mofo: o mofo é um grande vilão de regiões com alta umidade. Para estofados, o melhor é deixar o ambiente bem iluminado e contato direto com o sol. As capas para sofá também fazem uma grande diferença, mas elas precisam ser trocadas sempre para evitar o acúmulo de sujeira e para não ajudarem o mofo a invadir o sofá por baixo.

 

 

O piso

 

Imagine você com um piso texturizado tendo que varrer areia de praia. É complicado demais, e transforma uma tarefa básica em um verdadeiro tormento.

 

O mesmo vale para a piscina. O piso errado compromete o efeito de toda a estrutura, e as consequências disso podem voltar até mesmo no arquiteto. Se a família não consegue aproveitar bem um ambiente por conta de escorregões, a culpa recai em quem projetou e construiu. Essa preocupação é ainda maior em casas com pessoas que possuem dificuldade na mobilidade, como os idosos.

 

Para os interiores, revestimentos cimentícios lisos são os mais recomendados. Eles são mais baratos que pisos frios, como o porcelanato liso, e realizam o trabalho muito bem. Um concreto queimado é super tendência e também muito simples de limpar.

 

Mas para os exteriores, um toque extra de precaução e estilo são pisos drenantes. A Resimix possui uma linha voltada justamente para isso: além de antiderrapantes, os Drena Plus captam a água e não formam poças, contribuindo para a beleza, para a praticidade e, claro, a segurança.

 

 

O decór em geral

 

 Para o decór da casa de praia, o ideal é abusar de tons claros e cores vibrantes. O preto, por exemplo, ainda que muito sofisticado, não cabe tanto com a ideia de diversão em família que a praia transmite.

Unsplash

 

O branco é a solução para as suas paredes. Ele também contribui com a iluminação natural, fazendo a decoração para a casa de praia brilhar em uma boa base e ainda melhorando a qualidade de vida de todo mundo que vai passar férias por lá.

 

Para detalhes, prefira uma paleta bem animada e colorida. Você já viu qual é a cor do ano de 2019 pela Pantone? É o Living Coral, que traz suas principais inspirações dos corais no fundo do mar. Porque não uma paleta nesse estilo?

Para os móveis, o ideal é apostar também em tons mais claros. Estofados brancos ou em tons pastéis são perfeitos para combinar com uma estrutura de madeira, que também é a queridinha da decoração para a casa de praia.

 

 

Plantas na decoração para a casa de praia

 

Sabe o que casa muito bem com a decoração para a casa de praia? As plantas, tanto nos interiores quanto no jardim e nos ambientes externos em geral.

Unsplash

 

As plantas trazem vida para a casa, isso é inegável. Quando elas estão presentes em um ambiente, só olhar pra elas já melhora nosso humor, e sua capacidade de oxigenar a casa e trazer mais umidade relativa para o ar transforma completamente o ambiente.

 

Para ambientes internos, o melhor é apostar nas plantas que não precisam de tanto sol e se dão melhor com pouca água. Já para os exteriores, o básico é uma cobertura de grama ao redor da área da piscina e plantas maiores para decorar o jardim. Você pode até criar coragem e plantar umas palmeiras ao redor da propriedade, o que acha?

 

Saiba mais no nosso artigo sobre plantas na decoração!

 

 

E aí, o que achou das nossas dicas? E já que estamos no clima de falar sobre piscinas, vamos ver qual é a melhor época do ano para construí-las?