Ideias incríveis para estampas florais na decoração


Postado em 2019-02-06 20:22:20



Estampas florais na decoração funcionam sim e estão super em alta! Vamos em uma jornada em direção aos caminhos que esse tipo de decoração pode seguir?

Lá no fundo, sempre há um espacinho para aquele apreço todo especial para as estampas florais na decoração. Mesmo que você prefira o estilo minimalista, mais em alta hoje em dia do que vários outros, ainda assim é provável que em algum lugar das suas preferências por home decór esteja a graça colorida da estampa de flores.

 

E, é claro, há quem prefira as estampas florais na decoração. Seu charme todo especial vem direto da natureza, e ajuda a trazer um toque natural para dentro dos ambientes. Isso é perfeito pra quem está buscando uma decoração mais leve, mais próxima das pessoas e com bastante personalidade.

 

Porque pense bem: quem não repara em estampas florais na decoração? Você entra na sala e a primeira coisa que vê é uma cortina toda decorada com flores e elementos naturais. Isso chama a atenção, não é? Apenas um toque, um elemento, é capaz de transformar todo um ambiente.

 

Mas os usos das estampas florais na decoração também possuem alguns segredos, alguns detalhes que a ajudam a alcançar possibilidades verdadeiramente incríveis. É disso que vamos tratar neste artigo. Vamos com a gente?


 

Estampas florais combinam com o que? Com tudo!

 

Muita gente acha que as estampas florais funcionam só para ambientes preparados para tal. Até nós mesmos somos culpados de cometer esse leve erro ali na introdução, você viu? As pessoas normalmente entendem as flores como algo que traz muita cor e que chama a atenção de longe.

 

Esse é um jeito complicado de entender as estampas florais na decoração porque exclui alguns estilos de interiores. Quer dizer que minimalismo não usa floral? Quer dizer que floral não pode ser moderno também? No momento em que estamos hoje na arquitetura e decór, isso é um crime!

 

É possível integrar as estampas florais em qualquer estilo, até nos monocromáticos. Os tons pastéis, meio desbotados, são perfeitos para dar um toque de delicadeza naqueles ambientes que são modernos mas sem perder a cor.

 

Architecture Art Designs

 

Olhe esse exemplo que mistura o tradicional, o moderno e dá o toque final com as estampas florais na decoração. Os traços são retos e econômicos, mas a madeira de lei nos leva direto para o tradicional. Ao fundo, o papel de parede floral faz o resto do trabalho e harmoniza a mistura.

 



Já esse estilo é tão tradicional que beira o clássico. Aqui, o padrão das estampas florais na decoração não está fazendo nada de novo ou nunca visto antes, mas ainda assim dá um charme especial ao quarto. Tente pensar no contrário: já imaginou como ele seria com as paredes todas brancas?


 

Apoio das estampas florais na paleta de cores

 

Mas talvez os tons pastéis não se encaixam na sua paleta. Talvez o que você realmente precise é de um toque a mais das cores escolhidas para transmitir sua paleta com mais fidelidade. Nesse caso é melhor esquecer as estampas florais na decoração, não é?

 

Errado. Muitas vezes as flores trabalham em conjunto com a paleta escolhida, sem soluços ou erros. A questão aqui é continuar na mesma unidade imagética estabelecida ao criar a paleta, e garantir que as estampas florais na decoração estejam incluídas na estratégia imaginada.

 

Em poucas palavras, é usar sim estampas florais na decoração, mas com senso estético que combine. Vamos ver uns exemplos?

 

Hindustan Times

 

Olhe esse exemplo. Dá pra perceber que essa tonalidade de verde na parede está sendo retomada ali no quadro de abacaxi e também na almofada por trás da amarela. Isso sem contar com o sofá.

 

Casa Vogue

 

E quem disse que as estampas florais na decoração precisam ser papéis de parede? Elas não precisam não. Talvez um quadro já dê conta do recado, como é o caso dessa sala, que por si só é uma grande cacofonia de estilos. Cacofonia que funciona, aliás.

 

Mas já que estamos entrando no território das cores com mais afinco…


 

As estampas florais na decoração são perfeitas para ambientes tropicalistas

 

Quando se pensa em tropical, é impossível não imaginar as praias, florestas e paisagens do Brasil. Fazer referência a esse estilo está muito em alta hoje em dia no Brasil, e as estampas florais na decoração possuem grande responsabilidade na obtenção desse estilo.

 

O motivo é óbvio, não é? Se vamos trabalhar tropicalismo, é claro que as flores, folhas e elementos naturais devem estar presentes. Mas ao mesmo tempo, essa é a hora de sair do lugar comum e inovar com estampas que ainda são florais, mas que fogem dos padrões.

 


Casa Vogue

Olhe esse exemplo. É até difícil perceber a uma primeira olhada onde estão as flores, mas uma vez identificadas, elas se tornam absolutamente evidentes. As cortinas flertam com uma paleta de cores voltada à experimentação e com pequenas doses psicodélicas, criando uma cobertura que mais parece uma obra de arte.

 


Casa Cláudia

 

Mais um exemplo de tropicalismo quase perfeito. Para atingir a perfeição tropical, só está faltando o Gilberto Gil em uma cadeira e o Caetano em outra. A madeira combinada com estampas florais traz imediatamente a associação ao natural, e a paleta de cores que faz o suporte com tons neutros só valoriza as cores quando elas aparecem.


 

Make it big!

 

O que muita gente também torce o nariz são para as estampas florais na decoração que abusam do seu tamanho. Isso é normal, e em alguns casos, tudo fica ainda mais elegante quando as flores estão mais preocupadas em ser belíssimas do que discretas.

 

Casa Cláudia

Olha o tamanho dessas flores! O algodão é perfeito para estampas bem nítidas na parede, que parecem ter sido todas pintadas à mão. A questão aqui é que mesmo com flores bem grandes o ambiente ainda funciona maravilhosamente bem. E não é porque o metro desse tecido custa R$ 1500 reais: é porque tudo está funcionando perfeitamente em volta dele.


 

Não precisa ter medo de inovar nem de criar grandes maravilhas com seus estilos. Na verdade, o que você precisa fazer é bem simples: entender os arredores, planejar seu estilo e colocar as mãos na massa!

 

Sabe onde mais as estampas florais se encaixam? Na sala conjugada. Vamos saber mais sobre?