Franjas na decoração: o vai e vem no mundo do home decor


Postado em 2018-11-28 23:25:33



As franjas na decoração estão mais vivas do que nunca! Mas agora elas voltaram com um toque reiventado para o decór contemporâneo. Saiba mais!

Pensa naquela almofada da avó, cheia do que pareciam ser “fiapos” soltos por toda a sua extremidade. Lembra da cortina também, que tinha o mesmo efeito na ponta, e se dar bobeira até as almofadas do quarto, abajures, etc. Essas são as franjas na decoração.

 

Nós falamos constantemente sobre tendências no design e sobre novas maneiras de viver bem. O que muita gente acaba entendendo, naturalmente, é que essas tendências apontam para o futuro, para algo nunca visto antes. Não é bem por aí. O minimalismo mesmo, por exemplo, que parece ser super moderno, já era usado 30 anos atrás, nos anos 90.

 

Conceitos vêm e vão, se tornam tendência, se consolidam, saem de moda e depois voltam. É comum e esperado que isso aconteça, sendo seguro dizer que a reinvenção e a referência são pilares guia da moda, arquitetura, home decór e tudo o que envolve design.

 

Não é diferente com as franjas na decoração. Duvida? Então vamos falar um pouco mais delas neste artigo!

 

 

O que é isso de franjas na decoração?

 

Conceituando com estilo, podemos dizer que as franjas na decoração nada mais são do que linhas mais grossas protuberantes em extremidades de móveis das mais diversas funções. Nisso incluímos os sofás, as almofadas, abajures, pendentes, cortinas e onde mais couber.

 

A “função” principal das franjas na decoração, além da estética, é bem interessante: por deixar essas linhas soltas nas extremidades, a costura é protegida e não desfia com o tempo. Então, além de deixar tudo mais lindo, as franjas protegem os móveis que eventualmente vão precisar de uma reforma por causa das costuras.

 

Não dá pra fugir da gravidade. Isso é real em qualquer situação, e se torna ainda mais complicado com o home décor. As franjas na decoração surgiram como uma proteção a mais, acompanhando toda uma carga de sentido buscando mais beleza para os móveis.

Atittude Chic

 

Botas, coletes, calças e até bolsas usam e abusam das franjas também. Esse uso no mundo da moda está associado com os índios americanos, que as faziam em couro para ornamentar suas vestimentas.

 

Com certeza você se lembra de ver uma peça com essas vestimentas nos anos 90, quando seu uso virou moda de novo após ser apropriado nos 70 pela comunidade hippie e alternativa. Às vezes era até você quem estava usando!

Passo a Passo

 

Mas já que entramos nos anos 90, será que é daí que as franjas na decoração vêm? Não mesmo. Sua origem vem de um pouco mais antes. Vamos ver?

 

 

As franjas na decoração estão voltando! Mas de quando elas vêm?

 

Muito dos anos 70 acaba voltando para a modernidade, um pouco porque a era contemporânea se aproveita de um pouquinho de cada década, e outro tanto maior porque o misticismo setentista ainda está bem vivo no nosso imaginário.

 

Às vezes é até difícil perceber a influência dos anos peace and love no decór de hoje em dia, mas se a gente olhar bem, fica fácil perceber. Olha o seu sofá mais arredondado do que reto, suas cadeiras com pernas palito, estampas geométricas, arabescos nas paredes, cores vibrantes, etc. Tudo isso é herança das escolas setentistas! As franjas não ficam para trás: elas surgiram nessa época e estão com tudo mais uma vez no design de móveis.

Na Minha Vida

 

As franjas vieram com tudo dos anos 60 e 70, mas essa não é a primeira vez que elas foram revisitadas. Exemplos clássicos são as poltronas e as cortinas da vovó, que ainda permaneceram no mesmo estilo pelo apego que as franjas causam. É difícil deixá-las ir embora nas areias do tempo, a gente entende. É por isso que elas voltaram mais uma vez!

Attitude Chic

 

Revisitar o passado é a tendência maior que guia o home decór atual. É esse sentimento que nos permite transitar pelos trabalhos de outras décadas, evocando o Bauhaus, as peças icônicas de Jacobsson, o estilo Memphis oitentista e por aí vai. As franjas são só mais um installment nessa tendência, e parecem que voltaram pra ficar de vez.

 

 

E onde usar as franjas no meu home decór?

 

As franjas tem lugar marcado, mas não em todos os ambientes. Lembre-se que elas são filamentos de tecido, e por isso sofrem com a exposição a certos elementos, como a água, a gordura, muita poeira, pelos de animais, etc.

 

Pensando nisso, o melhor é reservá-las para a sala de estar e os quartos mesmo, ok?

 

No quarto, o que for de tecido pode se aproveitar das franjas. Você só precisa ter um pouco de cuidado. Justamente por serem compostas de uma infinidade de filamentos de tecido ou couro, elas vão chamar a atenção naturalmente. Portanto, é melhor não abusar nas cores quando elas estiverem em evidência, e buscar a sutileza e a integração com o seu estilo.

No quarto, elas podem ser aplicadas nas fronhas do travesseiro, nas almofadas da cama, nas cortinas (tanto nas suas extremidades quanto na braçadeira), na parte inferior da cama e da colcha e onde mais tiver tecido. Só cuidado: se você colocar franjas pelo quarto inteiro, não vai dar certo.

Lilian Pacce

 

As franjas na decoração também vão muito bem na sala de estar. Aqui, o ideal é deixá-las também sutis, mas com um pouco mais de evidência. Na sala de estar, detalhes como as franjas na decoração vão te ajudar a compor o estilo inteiro. Então, se você vai adicioná-las, opte por deixá-las em tons mais neutros mas não as esconda, revele-as.

 

Na barra de sofás e poltronas, as franjas na decoração vão cair muito bem. Assim como nas almofadas e em tudo o que a gente citou nos quartos. Sabe onde elas dão muito certo também? Nos pendentes! Pode acreditar. Franjas em lustres fizeram muito sucesso no passado, e podem fazer parte do seu esquema contemporâneo também!

Pottery Barn

 

 

As franjas na decoração estão de volta pra você fazer o que quiser com elas. A regra de ouro, porém, é só uma: menos é mais. Tenha cuidado com informação demais e mãos à obra!

 

Sendo muito simples de aplicar, as franjas na decoração vão te ajudar a dar um toque todo especial no seu apartamento alugado. Vamos saber mais sobre no próximo artigo?