Dez dicas para montar um home office super produtivo!


Postado em 2019-01-22 14:48:19



O home office produtivo está só te esperando. O que você acha de começar agora a criá-lo? É tudo uma questão de esforço… e personalidade!

O segredo do home office produtivo não é difícil de encontrar. Na verdade, cada um tem o seu: ele depende da sua estrutura, da sua organização e da decoração que mais combina com você. O que te dizem por aí na internet, porém, é o contrário. Existe um “modelo ideal” de home office e você precisa segui-lo para acertar.

 

Não é assim que funciona! E o assunto é sério de verdade. Com a flexibilização do trabalho que vem acontecendo em velocidade estonteante, cada vez mais pessoas estão trabalhando de casa. É daí que surge a necessidade de um home office produtivo: assim como empresas se preocupam com a sua arquitetura corporativa para aumentar a produtividade dos seus colaboradores, você também vai precisar fazer esse esforço.

 

O home office produtivo é o seu home office, aquele que te faz se sentir confortável e pronto para encarar o trabalho e realizar grandes projetos. É aquele que te motiva, que te faz bem e que alivia o estresse simplesmente por existir. Isso é perfeição.

 

Neste artigo, vamos elaborar mais sobre como ter um home office produtivo olhando por essa ótica. Não vamos te ensinar a criar o home office tendência: vamos te ajudar a criar o seu próprio. Vamos?

 

 

A organização que combina com você

 

Pense na última empresa que você trabalhou. Se as mesas estivessem todas bagunçadas, uma perto demais umas das outras, em um lugar onde não bate sol e faz calor, provavelmente você não iria ser a pessoa mais produtiva do mundo.

 

É complicado, mas a regra é clara: um espaço de trabalho desorganizado te faz render menos. E o contrário também é verdadeiro. Quanto mais organizado o home office, melhor você vai trabalhar. Mas a organização nem está tão relacionada com a limpeza, mas sim com o layout.

Unsplash

 

Esse é o primeiro passo, definir o layout do seu home office produtivo. Comece com a sua localização:

 

  • Há luz o suficiente?
  • Está quente demais ou frio demais?
  • Você tem espaço para se movimentar livremente?
  • É um local privado - onde você pode se isolar se quiser?
  • É fácil de limpar?
  • A posição te agrada?

 

É assim que o home office produtivo começa, com o seu gosto pessoal por onde ele está. Se você errar aqui, não tem móvel tendência no mundo que faça sua produtividade dar um salto. E já que estamos falando em móveis…

 

 

O mobiliário e o home office produtivo

 

Móveis são uma questão fundamental no home office, já que eles são a parte mais evidente do seu escritório. Se você tem a mesa que você sempre quis, se sente mais em casa e consegue trabalhar com mais entusiasmo. Mas se ela apresentar problemas, parte da sua energia mental vai ser usada para - mesmo que somente em pensamentos - reclamar dela.

Unsplash

 

Você pode ser básico, seguindo o estilo minimalista, e apostar em uma mesa clean preta ou branca e uma cadeira simples, com pernas palito, super em alta. Se você for esse tipo de pessoa mais básica, um home office concordando com a sua personalidade te ajuda a trabalhar melhor.

 

Mas também há quem goste de escritórios clássicos, com mesa de madeira, cadeira acolchoada, computador, apetrechos, apoio para as pernas, material de escritório, etc. Nesse caso, a decoração vem junto com o mobiliário para trazer soluções práticas de organização. Procure por carvalho ou vidoeiro, se tiver um bom orçamento para investir, ou mogno e pinus se quiser economizar mas sem perder o charme.

 

O seu layout também interfere nos móveis. Se você quer um home office produtivo mas não tem muito espaço, é só aplicar proporções menores pra tudo: uma poltrona menor, uma mesa menor, etc.

 

 

A decoração faz toda a diferença no home office produtivo

 

Nós trabalhamos melhor quando estamos motivados, disso não há dúvidas. Mas layout e móveis só trabalham no sentido de não nos deixar desmotivados. Para um home office produtivo, você precisa de fontes de motivação ativas, recursos que vão te fazer se sentir melhor.

 

Esse é o trabalho da decoração.

 

A decoração perfeita para o home office produtivo também depende bastante de você mesmo. As plantas estão super em alta, pois conseguem transmitir beleza ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade do ar e deixam o ambiente mais leve.

 

Outro ponto que está super em alta são as grades de metal na parede do home office produtivo, ou também aquelas telas de cortiça. É como criar o seu próprio mural de avisos, que pode ser ornado tanto com outras decorações quanto com documentos importantes.

 

Quadros também vão cair super bem - se você for uma pessoa de quadros. Eles só não podem ser muito chamativos para não desviar a sua atenção, ok?

 

As opções de decoração também podem ser práticas, como é o caso do mural que vai nas paredes. Que tal uma lâmpada toda estilosa para te ajudar no trabalho noturno? Ela também faz toda a diferença na ambientação.

Pinterest

 

Uma estante de livros também é uma ótima opção. Se você tem um home office produtivo em um quarto inteiro, uma estante de livros automaticamente o transforma em uma sala de leitura também! E não esqueça daquela parede pintada de preto para servir de quadro negro que é grande tendência!

 

 

Aprendeu a usar bem o espaço disponível para o home office produtivo? Escolheu os móveis certos? Finalizou tudo com a decoração? Então você está no caminho certo! Agora é só sentar e criar materiais incríveis.

 

Mas para um home office produtivo, a luz do sol não pode bater direto no seu rosto o dia todo. E às vezes o que a gente mais precisa é de um quarto com um pouquinho menos de luz, não é? Para resolver isso, veja nosso próximo artigo que fala sobre como escolher cortinas!