Decoração do apartamento alugado? Veja 5 dicas pra arrasar!


Postado em 2018-11-22 09:32:10



A decoração do apartamento alugado é como a de qualquer outro lugar, só que com alguns truques para facilitar a mobilidade e maximizar suas possibilidades.

A popularidade do aluguel só cresce. Antigamente era muito mais fácil comprar uma casa, mas hoje em dia os preços e a burocracia está levando muita gente mais jovem a optar por um meio mais flexível e simples. Mas aí entra um probleminha: como fazer a decoração do apartamento alugado?

 

Viver no aluguel tem suas vantagens mas também seus pontos fracos. Muita coisa não pode ser alterada, furos não são simples de fazer se você não tem a planta baixa - pode acabar furando dutos! - e por aí vai.

 

O truque para a decoração do apartamento alugado é só um: invista no prático. Não adianta querer furar o forro para instalar luminárias embutidas, por exemplo, se você vai ter que consertar depois. Mas já estamos nos adiantando: confira neste artigo 5 dicas para a decoração do apartamento alugado!

 

 

1 - Confirme se você vai precisar pintar depois

 

Essa situação é muito comum na decoração do apartamento alugado. Você quer dar uma cara nova para as paredes mas não sabe se pode alterar a cor do imóvel. Em muitos contratos isso não é permitido, mas tem um porém: em vários casos você vai ter que pintar ao sair.

Unsplash

 

Então você vai precisar entregar o apartamento na cor que ele estava quando entrou, mas ao mesmo tempo vai ter que pintar ao sair. Essa situação é comum, sendo que muitas vezes o proprietário antigo teve que pintar também. Não importa a situação das paredes: apartamento alugado com tinta fresca deve ser entregue do mesmo jeito.

 

Então, se você confirma se vai ter que pintar ao sair, a decoração do apartamento alugado fica muito mais fácil. Pinte à vontade, faça todos os arranjos que quiser, pode pintar até uma parede inteira de preto que não vai fazer diferença. No fim das contas, o proprietário nunca vai descobrir que você fez nada desde que o apartamento seja entregue em ordem.

 

 

2 - A Decoração do apartamento alugado é “mobile”

 

O melhor a se fazer para ter uma boa decoração no apartamento alugado e ainda assim não sofrer quando o contrato terminar é investir em móveis e peças fáceis de desinstalar e levar para outros lugares.

Unsplash

 

Dê preferência àqueles tipos de decoração que não precisam ficar fixos à parede, como é o caso dos quadros, prateleiras fixas, etc. O melhor é optar por espelhos grandes, que ficam em pé escorados na parede, prateleiras dobráveis, alguns móveis de pallet, etc.

 

Assim, quando você for precisar juntar tudo e colocar o pé na estrada, não vai ter muito trabalho para buscar mão de obra especializada, e nem vai precisar sair tapando buracos com massa corrida.

 

 

3 - Aposte em móveis com estilo

 

Quando a gente pensa em decoração, logo vem na cabeça aqueles pendentes incríveis, detalhes estruturais, porcelanatos grandes formatos, revestimentos 3D e por aí vai. O problema é chegar no apartamento alugado e perceber que ele não é do jeito que você mais queria.

Unsplash

 

Pra ser do nosso jeito só construindo. Mas isso não quer dizer que você deve deixar a decoração do apartamento alugado de lado. Invista em móveis para criar seu estilo, tentando chamar a atenção para o que combina e deixando de lado o que não agrega.

 

Em poucas palavras, na decoração do apartamento alugado, quem rouba a cena são os móveis. Insira o que mais combina e seja feliz!

 

 

4 - Plantas caem muito bem

 

Nada melhor para o apartamento alugado do que plantas. Elas são perfeitas em todos os sentidos: transmitem muita personalidade, são belíssimas e podem ser levadas pra qualquer lugar sem muito esforço.

Unsplash

 

É claro que você vai precisar ter mais atenção ao tipo de plantas, já que algumas precisam de mais sol, outras menos. Também tem a questão da ventilação, do ar condicionado e da regagem, que se for muito extensa, pode te atrapalhar bastante.

 

Escolhas as plantas com cuidado. As que nós mais indicamos são as trepadeiras, especialmente a jibóia. Esse tipo de planta para apartamentos alugados se enrosca em qualquer estrutura, criando uma decoração incrível gastando quase nada. Experimente!

 

 

5 - Soluções criativas para decoração do apartamento alugado

 

Está parecendo pouco? Na verdade, só com essas pequenas alterações de pensamento na hora de escolher a decoração do apartamento alugado já vão fazer você se sentir totalmente em casa.

 

Mas se você ainda quer mais, olha só algumas soluções práticas para atingir efeitos incríveis usando só coisas que podem ser retiradas com um passe de mágica:

 

  • Papéis de parede;
  • Revestimentos vinílicos e de PVC para os pisos;
  • Vasos de plantas coloridos;
  • Um pisca-pisca em posição estratégica;
  • Prateleiras na cozinha ao invés de armários;
  • Móveis DIY - eles muitas vezes são mais duráveis do que os comprados prontos;
  • Muitas almofadas no sofá;
  • Quadros em mesas e prateleiras só apoiados - compre arte local!

 

E muito mais! A decoração do apartamento alugado não tem mistério, e em algum momento você vai perceber que menos realmente é mais.

 

E falando nisso, que tal a gente continuar essa conversa no nosso artigo sobre minimalismo?