Decoração da sala conjugada: dicas para tornar o ambiente prático e confortável


Postado em 2019-02-01 13:50:10



Saiba como decorar a sala conjugada, aproveitando o espaço para ter conforto nas refeições e nos momentos de descanso.

Você já viu algum episódio de Irmãos à Obra? E as renovações feitas no novo sucesso da Netflix, Queer Eye? Se já viu esses - e todos os outros programas parecidos - com certeza deve ter notado uma tendência. Eles preferem montar e decorar sala a sala conjugada do que fazer ambientes separados para a sala de jantar e estar.

 

Isso só nos mostra que essa é uma tendência arquitetônica e da decoração que não vai embora tão cedo. A união da praticidade com a beleza sempre nos gera ambientes que raramente saem de moda, e terminam por ser incorporados com sucesso no imaginário popular de como construir e decorar uma casa ou apartamento.

 

De qualquer forma, tendência consolidada ou não, é fato que milhares de casas hoje em dia usam o living dining. E com isso vem o maior questionamento: como decorar a sala conjugada? Como dar uma identidade distinta aos dois ambientes mas ao mesmo tempo integrá-los? Como aproveitar o espaço para ter conforto nas refeições e no momento relax?

 

As respostas para essas perguntas você encontra neste artigo. Vamos deixar de delongas e vamos começar?

Decoração da sala conjugada não é fazer a mesma coisa nos dois ambientes…

 

… mas também não é fazer algo completamente diferente. Imagine sua sala de estar com uma paleta de cores voltada para a Living Coral, cor do ano em 2019 pela Pantone, e a sala de jantar com uma paleta Ultraviolet, a ganhadora em 2018?


Genari Garden

 

Se as cores fossem carregadas demais, ia ficar difícil garantir um bom resultado. Praticamente impossível, na verdade. E o mesmo vale para dois ambientes perfeitamente iguais: fica estranho, pois é nítido que, mesmo conjugadas, sala de estar e de jantar são dois ambientes distintos.

 

O melhor a fazer na decoração da sala conjugada é a variação de um tema. Um tema não é um conjunto de regras para fazer a decoração da sala conjugada. Ele é, na verdade, a junção de estilos, referências e inspirações na criação do que seria um pano de fundo para a decoração.

 

Um bom tema, por exemplo, é a decoração industrial. Mesmo que sua casa inteira siga esse padrão, os ambientes serão diferentes um dos outros. A decoração da sala conjugada é a mesma coisa.

 

O segredo é ser igual em essência, mas diferente em substância.

 

Recomendações para a decoração de sala conjugada

  • Cadeiras e mesas com cores diferentes dos estofados!

  • Se for usar tapete na sala de jantar (não recomendado), use padrões diferentes do da sala de estar;

  • Aposte em cores neutras nas paredes ou pinte parede única em um dos ambientes;

  • Não use os mesmos móveis ou artigos de decoração no mesmo ambiente!

 

Lidando com o layout na decoração da sala conjugada

 

Esse é um ponto muito importante e que deve ser pensado logo no começo da decoração da sala conjugada. É preciso pensar na mobilidade de ambas as salas, já que os dois ambientes, mesmo próximos, possuem funções distintas.

HGTV

 

Imagine você e sua família na sua casa com sala conjugada. O jantar fica pronto e as crianças ainda estão assistindo televisão. Enquanto vocês preparam a mesa, as crianças começam a se agitar e vão se dirigindo para a sala de jantar. Se o espaço for curto, acidentes podem acontecer nesse trajeto.

 

O mesmo vale para uma casa cheia, um almoço de domingo com a família. Já pensou lidar com pessoas na sala de estar e jantar indo e vindo sem um espaço adequado?

 

É complicado, não acha? Pois é. A decoração da sala conjugada perpassa também o seu layout, que deve garantir acessos fáceis e comodidade para ambos os ambientes cumprindo sua função simultaneamente. Veja abaixo algumas dicas para o layout:

 

Recomendações para a decoração de sala conjugada - Layout:

  • Estabeleça dois “corredores” de acesso para a sala de jantar;

  • Delimite um bom espaço entre os dois ambientes, que não podem ficar juntos demais;

  • O acesso para a cozinha deve preferencialmente ser separado do da sala de estar;

  • Calcule o espaço das cadeiras com pessoas sentadas nela;

 

Tem varanda/sacada?

 

A maior aliada da decoração da sala conjugada muitas vezes vai ser a sua varanda, principalmente se ela estiver diretamente anexa à sala de estar.

 

Com a varanda ou uma sacada, a sala de estar consegue se tornar um grande centro de lazer para toda a família. Para deixar isso mais evidente, a decoração da sala conjugada deve se comunicar mais com a varanda e com a sacada do que necessariamente com a própria sala de jantar.

 

É interessante um senso de que a sala de jantar é conjugada, mas é seu próprio ambiente. Um dos maiores riscos do dining living é justamente sentir como se as refeições estivessem sendo servidas na sala, algo não muito elegante. É justamente a varanda com decoração mais próxima à sala de estar que ajuda nisso.

 

Com a proximidade desses ambientes, a sala de jantar vai ficar naturalmente mais única, mais exclusiva. Ela ainda está seguindo o tema, sendo só uma variação dele, mas ela soa diferente e aconchegante.
 

Como integrar a varanda ou sacada com a sala de estar na sala conjugada?

  • Os materiais dos móveis podem ser parecidos;

  • A paleta de cores pode ser parecida;

  • Uma porta de vidro faz toda a diferença;

  • Sofás na varanda com “vista” para o sofá da sala são uma ótima pedida.

 

A iluminação é um dos aspectos mais importantes da living dining

 

Dois ambientes em um pode soar como algo que deixaria ambos apertados. Uma ótima maneira de deixar o ambiente mais espaçoso é trazendo luz para todo lado!


Ideal Home

 

A decoração da sala conjugada precisa levar em consideração a iluminação tanto durante o dia quanto à noite. Iluminação natural, então? Melhor ainda!

 

Para a noite, invista em iluminação difusa para a sala de estar e em uma mais direta para a sala de jantar. Lustres em cima da mesa criam um ambiente muito agradável quando todos se sentam, deixando a hora de jantar em evidência e com foco na família e na refeição.

Como trabalhar bem a iluminação na decoração da sala conjugada?

 

Sabe o que também vai cair muito bem na decoração da sala conjugada? A escolha das cortinas certas. Quer saber mais sobre? Então vamos para o próximo artigo!