Banheira de hidromassagem: tudo o que você precisa saber antes de comprar


Postado em 2019-03-07 17:49:20



Ter uma banheira em casa é um sonho que não é tão difícil de realizar. Mas é preciso observar alguns detalhes para que a instalação seja sucesso!

A banheira de hidromassagem é tida como um artigo de luxo por muita gente, algo que pouca gente sequer cogita ao comprar ou construir um imóvel. É cara demais, dá muito trabalho trabalhar com a tubulação, é trabalho extra…

 

Bom, isso é o que muita gente pensa. Mas não é bem por aí. Na realidade, instalar uma banheira de hidromassagem é mais fácil e acessível do que você imagina. A gente se arrisca a dizer que no seu projeto atual, inclusive, você pode ter uma instalada.

 

Unsplash

 

O que queremos dizer é que a maior questão da banheira de hidromassagem em casa não é financeira. Você vai precisar avaliar pontos como o seu espaço disponível, o material da banheira, o projeto hidráulico e mais outros que vamos tratar ao longo do artigo.

 

Como tudo na sua nova casa ou na reforma que você está planejando, a chave é planejar muito. Nós queremos é te preparar para começar esse planejamento e entender quais são os passos a se tomar para avaliar, comprar e instalar uma banheira de hidromassagem em casa.

 

Vamos?

 

 

O tamanho da banheira de hidromassagem versus o espaço que você tem disponível em casa

 

Esse é o primeiro ponto a se preocupar: quais são suas limitações de espaço? O local onde a banheira vai ser instalado é o tira teima final que define qual será o tamanho do equipamento que você irá comprar.

 

É claro que outras questões vão te ajudar a chegar nessa definição, sem dúvidas. Se você quer uma banheira para toda a família aproveitar junta, não adianta querer comprar uma individual. Se você pretender usar a banheira de uma forma mais limitada, só pra você ou para seu marido/esposa, comprar uma gigantesca é um pouco demais.

 

Mas o espaço que você tem disponível é onde as discussões acabam e os fatos entram. Um banheiro precisa ser bem grande para comportar uma banheira de 4 pessoas, e a sua tubulação também precisa ser preparada de acordo. Questões como a vazão de água e dutos de escoamento subitamente se tornam de extrema importância.

 

Então, para não errar na hora de escolher o tamanho ideal da banheira, dá uma olhadinha nesse guia de metragens logo abaixo:

 

  • Banheiras de canto: 1,36 m X 1,36 m ou 1,65 m X 1,65 m.
  • Banheira individual, pequena: 1,2 m X 0,8 m
  • Banheiras duplas, médias: 1,2 m X 1,8 m
  • Banheiras triplas, grandes: 1,70 m X 1,35 m
  • Banheiras para 4 pessoas, bem grandes: 1,82 X 1,82

 

Unsplash

 

E isso é considerando apenas as dimensões da própria banheira. É necessário reservar um espaço ao seu redor para que não haja problemas em questões como segurança e para não estragar o home decór! Planeje de acordo.

 

 

Escolhendo os materiais adequados para a banheira de hidromassagem

 

O material certo faz toda a diferença no aproveitamento da sua banheira de hidromassagem. Há o velho debate de durabilidade X custo, e no caso de produtos tão sensíveis e que estão sempre em contato com a água, ele é ainda mais acirrado.

 

O desgaste natural em materiais mais acessíveis é muito mais evidente. E ainda tem a questão do desgaste que nós mesmos causamos. Aqueles arranhões, quedas de materiais pesados, etc. Dependendo do que sua banheira for constituída, essas marcas ficam mais ou menos evidentes.

 

Então é importante tentar equilibrar budget com qualidade dos materiais. Veja só os tipos mais comuns para te ajudar a escolher:

 

  • Acrílico: material mais comum nas banheiras de hidromassagem, e também um dos mais acessíveis. Normalmente, o acrílico é reforçado com uma camada de fibra de vidro para mais firmeza, mas ainda assim sofre com algumas limitações. Ele amarela com o tempo e não pode ver arranhões!

 

  • Fibra de vidro: é o mesmo material de piscinas pré fabricadas. É de longe o mais acessível, mas também o mais frágil. Desbota facilmente, se quebra com facilidade e arranha ainda mais que o acrílico.

 

  • Rocha vulcânica: costuma ser o material mais caro, mas também o mais resistente. Não amarela, tem maior resistência à impactos e não se quebra com facilidade. Também possui maior facilidade em reter a temperatura da água.

 

  • Porcelana: material também clássico, que costuma ser o intermediário entre os mais caros - como a rocha vulcânica - e os mais baratos, como o acrílico. É bastante resistente e não arranha com facilidade.

 

Unsplash

 

 

Segurança na banheira de hidromassagem

 

A segurança é muito importante na hora de considerar a compra de uma banheira de hidromassagem para a sua casa. Acidentes acontecem com mais frequência do que imaginamos, e muitos deles acontecem no banheiro.

 

A banheira de hidromassagem precisa ser adequada no oferecimento de segurança para os seus usuários. Não adianta muito ter o melhor material, as dimensões perfeitas e o local ideal de instalação se ela não oferece nenhum tipo de segurança. Essa é a parte mais crítica que você precisa avaliar ao comprar uma banheira de hidromassagem.

 

Veja algumas dicas abaixo:

 

  • Piso antiderrapante no interior e no exterior da banheira são obrigatórios;
  • Alças metálicas de apoio para entrada de saída também;
  • O fluxo da água e da vazão precisa ser adequado para evitar desconforto;
  • Encostos para o pescoço precisam estar presentes;
  • Os acionamentos de água e válvulas em geral devem ser pneumáticos;
  • Deve haver certificação de órgãos fiscalizadores para evitar problemas futuros;
  • Os componentes elétricos são os mais críticos. Verifique-os antes da compra e da instalação.

 

 

Entendendo a instalação da banheira de hidromassagem

 

Essa parte precisa ser deixada para um profissional. Não há como instalar uma banheira de hidromassagem sem pessoas especializadas na sua montagem.

 

O lado hidráulico conta com muitas questões. Basicamente, o sistema de escoamento define-se por um ralo inferior e um superior, que levam para a mesma caixa sifonada, que então parte para o esgoto.

 

Essa ligação não é muito complexa, mas precisa ser realizada com o máximo de precisão para evitar problemas com escoamento e com a volta da água vinda do sifão, o que resulta em mau cheiro e infiltrações ao redor da infraestrutura.

 

Para o seu enchimento, o trabalho é mais simples e está relacionado com a tubulação já existente na casa. Para controlar o fluxo, porém, você também irá precisar de ajuda profissional.

 

Unsplash

 

 

Bom, aqui está tudo o que você precisava saber sobre a escolha e a instalação de banheiras de hidromassagem em casa. Que tal a gente levar essa conversa para algo um pouco mais prático, mas que ninguém pensa muito? São os pisos!

 

Se você pretende ter uma banheira de hidromassagem do lado de fora, o piso ao seu redor faz toda a diferença na instalação. Vamos saber mais no próximo artigo?