Qual a diferença entre arquiteto, designer de interiores e decorador?


Postado em 2018-10-04 14:58:20



Na hora de construir uma casa, muita gente acaba encontrando uma dúvida muito comum: qual a diferença entre arquiteto, designer de interiores e decorador? A atuação de cada um é bem diferente, e em vários casos, um não faz o trabalho do outro.

É claro que algumas vezes você vai ver um arquiteto trabalhando com interiores. Também é comum ver um designer de interiores definindo elementos voltados para a decoração. O que você não vai ver jamais é qualquer um desses dois últimos fazendo o projeto inteiro da sua casa.

 

Pra você entender melhor a diferença entre arquiteto, designer de interiores e decorador, reunimos neste artigo as principais funções de cada um e até onde eles costumam ir na execução de um projeto. Você está bem curioso, não é? Esse é um assunto que realmente traz bastante dúvidas. Vamos saná-las juntos?

 

 

O que faz um decorador?

 

Vamos começar com o que o decorador não faz para trazer a primeira luz sobre a diferença entre arquiteto, designer de interiores e o decorador em si. O decorador sem formação em arquitetura ou engenharia não pode interferir em aspectos físicos da obra. O próprio Conselho de Arquitetura e Urbanismo prevê essa norma, e ela existe por um motivo muito importante.

Todo arquiteto ou engenheiro civil realiza, ao projetar, anotações ao seu Conselho via Registros Técnicos de Responsabilidade, as famosas RRTs.São elas que formalizam sua parte na obra, e vão servir para resguardar o cliente de danos ao seu patrimônio no caso de problemas por questões estruturais.

 

Em poucas palavras, se o arquiteto projetar um telhado com inclinação baixa demais e ele sair voando, a RRT é a prova de responsabilidade que você precisa para mover uma ação de restituição. 

 

O que acontece é que o decorador, por não fazer parte de Conselho reconhecido federalmente, não faz RRTs. Se ele pedir para que uma parede seja derrubada, você perde a cobertura que a sua obra tinha junto ao profissional que a ergueu. É por isso que o decorador não pode mexer em nada físico, somente em outras questões.

Unsplash

 

 

Mas o que é que ele faz?

 

Tudo o que não envolva a alteração de qualquer espaço físico, que como dissemos, eles são vetados por lei em fazer. Mas falando agora do que eles podem realizar, qual é a diferença entre arquiteto, designer de interiores e decorador?

 

Normalmente, os decoradores podem pintar paredes, escolher móveis, pedir tapetes e fazer pequenas alterações pontuais voltadas para a criação de ambientes acolhedores e integrados. Tudo pode ser trocado por eles, desde que nada seja derrubado!

 

 

O que faz um designer de interiores?

 

O designer de interiores ainda encontra a mesma limitação que os decoradores, mas nesse caso pode chegar até mesmo a ser uma injustiça. Por não ter sua profissão reconhecida por nenhum Conselho Nacional, mesmo esses profissionais sendo normalmente formados em Arquitetura e Urbanismo, eles não podem alterar características físicas da obra.

Unsplash

 

Então é triste, mas é verdade: designers de interiores também não derrubam paredes. O que acontece em muitos casos é que eles ajudam a erguê-las junto com os arquitetos!

 

Existem vários projetos complementares em uma obra. Quando ignoramos o básico - hidrossanitário, elétrico, acessibilidade, etc. - outros tão importantes quanto surgem à superfície. É o caso dos projetos luminotécnicos, projetos de ventilação de ambientes - tendência super em alta por conta dos green buildings -, paisagismo, etc.

 

O arquiteto, muitas vezes, pode apresentar dificuldades na elaboração desses projetos, que são voltados para os interiores exclusivamente. É aí onde entra a dupla de sucesso: arquiteto + designer de interiores!

 

Tudo relacionado à divisão de espaço para conforto e fins estéticos dentro da obra é normalmente deixado a cargo de um profissional de interiores. Mais um ponto resolvido então para a diferença entre arquiteto, designer de interiores e o decorador.

 

 

O que faz um arquiteto?

 

O arquiteto já é o profissional com maior responsabilidade dentro desse trio. A principal diferença entre arquiteto, designer de interiores e decorador é uma questão tanto de trabalho realizado quanto de responsabilidade.

Unsplash

 

O arquiteto é responsável por projetar a obra do zero. Desde o estudo de viabilidade do terreno até o último detalhe do acabamento, é esse profissional quem está “mexendo os pauzinhos” para que a obra aconteça. O projeto é elaborado por ele ou por uma equipe sua - que inclusive conta com designers de interiores e decoradores - e a responsabilidade final do projeto também é dele. Quem assina a RRT que mencionamos acima? Se disse “é o arquiteto” sem titubear, acertou em cheio.

 

Justamente por ter essa responsabilidade e por fazer tanto para a obra, é completamente natural que o profissional assuma posições de gestão na obra, acompanhando-a da fundação até a entrega. Essa é outra diferença entre arquiteto, designer de interiores e decorador. Dos três, é ele quem chefia o andamento da obra.

 

Mas isso não quer dizer que o arquiteto faz seu projeto e ninguém mais pode tocar nele. Na verdade, sem a ajuda de engenheiros civis para o projeto estrutural, de eletricistas para o projeto elétrico, de interiores para o projeto, bem, de interiores, o trabalho se acumularia demais nas mãos do arquiteto. Ele precisa de ajuda, e a recebe em harmonia na maior parte das vezes.

 

 

A diferença entre arquiteto, designer de interiores e decorador se resolve em harmonia

 

Sem um, a vida do outro seria muito mais complicada. Trabalhar sozinho nunca é o ideal, e no ecossistema de projetos, esses três profissionais trabalham muito bem em conjunto.

Unsplash

 

É claro que você vai acabar encontrando arquitetos caxias que gostam de fazer tudo eles mesmos e não aceitam alterações no projeto ou novas ideias. O ideal é fugir deles. Procure aqueles que entendem suas necessidades e mostrem como a equipe que trabalha no escritório consegue supri-las adequadamente.

 

Você pode ter certeza: os melhores projetos são aqueles que, sabendo da diferença entre arquiteto, designer de interiores e decorador, se beneficiam um pouco do trabalho dos três!

 

 

Deu pra entender bem a diferença entre arquiteto, designer de interiores e decorador? Esperamos que sim! E se você está pensando em construir uma casa e tem família grande, olha só nosso artigo sobre design levando os idosos em consideração.