Como tirar a umidade da parede de uma vez por todas?


Postado em 2019-02-27 17:08:30



Problema resolvido: como tirar a umidade da parede de uma vez por todas? É isso o que você vai ver neste artigo! Vamos com a gente conhecer algumas técnicas?


Unsplash

 

Muita gente se pergunta isso alguma vez na vida: como tirar a umidade da parede? Nós vivemos em um país tropical, então não importa muito a região onde você está: as chuvas são frequentes e podem acabar danificando algumas partes da casa.

 

Daí vem o questionamento de como tirar a umidade da parede. Normalmente, um dos primeiros sinais que temos dos danos que o excesso de água traz à edificação é justamente na sua estrutura. Aquela infiltração que aparece só quando chove muito logo se transforma em mofo, e aí a situação vai ficando cada vez pior.

 

Como tirar a umidade na parede é uma das perguntas que você precisa ter a resposta o quanto antes. O dano começa apenas como um transtorno, mas logo se transforma em problemas reais, de natureza financeira mesmo. A tinta fica com bolhas e se destaca, o mofo se espalha e é preciso pintar por cima, etc.

 

Neste artigo, vamos mostrar como tirar a umidade da parede, mostrar porque ela surge e, principalmente, como evitar que esse problema aconteça.

 

Vamos começar?


 

Porque a umidade da parede se forma?

 

Essa pergunta é real e bem honesta. Porque isso acontece? Como a água consegue entrar dentro da parede, que parece ser tão sólida?

 

A resposta está bem aí: a parede parece ser sólida, mas só no sentido de não se mover. Uma parede é constituída principalmente de tijolos e concreto.

 

Faça o teste: pegue um balde d’água e jogue por cima de uma calçada de concreto. Em menos de 5 minutos a água já praticamente desapareceu, deixando apenas a umidade. Com os tijolos é a mesma coisa, talvez até pior.

 

Esses materiais são bem firmes e sólidos, mas também porosos. Então qualquer fonte de água em contato direto com eles será absorvida, e então irá “dar uma volta” pela sua parede, de acordo com a gravidade. Se vier de cima, desce, se estiver sendo puxada do solo, se acumula na parte de baixo da edificação.

 

É isso o que chamamos de infiltração. O caso de infiltrações vindas do solo é bastante raro, sendo que a que vem da laje ou dos telhados é bem mais comum. E o motivo nunca é muito elaborado: qualquer proprietário consegue verificar, em dias de tempestade, de onde toda a água vem.

 


Viva Decora

 

A infiltração em si é fácil de ser esquecida. Ela logo seca, caso não seja água demais e comece a brotar. O problema é o mofo, que faz mal à saúde e deixa a casa com um aspecto não muito legal.



 

Como prevenir a umidade na parede?

 

Primeiro, vamos analisar os principais motivos que causam a infiltração na parede. Como dissemos ali em cima, os danos são causados por problemas que na maioria das vezes não são difíceis de encontrar, como:

 

  • Calhas entupidas;

  • Telhas quebradas;

  • Telhas faltando na laje;

  • Fissuras nas paredes que dão para o exterior;

  • Algum cano rompido;

 

Dentre outras. Para encontrar esses problemas - à exceção do cano rompido -, você só vai precisar analisar o que está acontecendo na sua casa durante uma tempestade. Olhe suas calhas: elas estão com bom fluxo de água? Vasculhe a laje: ela está úmida ou com cheiro de mofo? Há água aparente?


 

Infiltração que vem de baixo

 

O cano rompido é mais difícil de perceber, é mais uma questão de lógica e interpretação de sinais. A infiltração está ocorrendo mesmo em períodos de estiagem? Se não tem chuva e molhou, o problema provavelmente está acontecendo dentro da parede.

 

Outros problemas normalmente estão relacionados com a umidade que vem do solo. Se sua casa foi construída em cima de um lençol freático, a umidade sobe para a terra e lentamente entra nas paredes. Sem ter para onde ir, a água vai escorrendo para a superfície da parede, e acaba formando mofo no rodapé.

 

Casas próximas à obras, que utilizam bastante água, também podem sofrer com isso. A água se infiltra no solo lá na obra e vai descendo até a casa, e então começa a literalmente subir pelas paredes.

 

Esses casos são mais incomuns porque demandam mais tempo. O contato direto da água com as paredes vai fazer a infiltração surgir mais rápido, mas quando ela vem de baixo o processo é bem mais lento.

 

Mas mesmo assim, tão destrutivo quanto, ou até mais. Como pode demorar até você perceber, o dano no interior da parede pode estar bem pior do que aquela manchinha de mofo que apareceu do lado de fora.


 

Como tirar a umidade da parede de uma vez por todas?

 

Essa é a pergunta que todo mundo quer saber: como tirar a umidade da parede?

Bom, o melhor é sempre prevenir. as manchas de infiltração são um sinal de alarme, sendo que o mofo é o estágio final do problema. O mofo também se espalha, e é bem difícil de remover.

 


Tua Casa

 

Então vamos por partes. Uma vez que você identifica a infiltração, procure cortar o mal pela raiz. Procure por telhas quebradas e as troque, limpe suas calhas e veja de onde a água está vindo.

 

Se isso não resolver, é hora de começar a duvidar da integridade dos seus dutos hidráulicos. O segundo passo caso o problema não passe é relamente chamar profissionais encanadores para encontrar o problema. Aí, infelizmente, é uma pequena obra para resolver.

 

Se a infiltração já se tornou mofo, você resolve de duas maneiras.

 

Uma delas é o cenário ideal. Deu mofo, mas você identificou o problema e o corrigiu antes que ele se espalhasse. Você precisa então ver se a umidade realmente se foi e depois fazer um trabalho de limpeza da área com cloro e água sanitária.

 

“Não saiu! Como tirar a umidade da parede com outros materiais?” - é isso que você está se perguntando, né? Nesse caso só a pintura vai resolver mesmo. Trabalhe a lixagem da área, selamento, aplicação de massa corrida e pintura. Nada muito complicado, e um pintor cobra baratinho pelo serviço.

 

Agora, se a faixa de mofo é grande, é preciso entender se a estrutura não está muito avariada e a integridade da parede ameaçada. Você irá precisar de um profissional qualificado para resolver essa questão e lidar com ela da melhor maneira possível. Talvez seja necessário derrubar a parede.


 

Não se assuste!

 

A resposta para como tirar a umidade da parede te assustou? Na verdade a gente precisa te dar esses avisos, mas na maior parte das vezes você não vai precisar quebrar nada.

 


Leroy Merlin

 

A maior parte dos moradores percebe o problema da infiltração antes dela se tornar mofo. Ele só fica extenso demais em casas mais antigas, muitas vezes inabitadas.

 

Então não precisa se preocupar: se você notou uma mancha de infiltração ou um pouco de mofo, você vai conseguir resolver com dois passos simples: cortando o problema pela raiz e fazendo a limpeza.


 

Viu só como tirar a umidade da parede é mais simples do que parece? Então vem com a gente para mais algumas dicas que vão funcionar na sua casa própria ou na alugada!